quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sempre na Verdade


Confesso que posso ser ingênua em algumas coisas. Bem ingênua. Mas em outras, acho que não sou tão ingênua assim. Eu costumo acreditar sempre no que as pessoas dizem, e acho que isso pode ser um defeito. Um defeito não, mas leva a outro defeito, a burrice. Claro que eu não sou uma boboca que acredito nas coisas de que qualquer um fala, claro que não. Mas, eu sempre acho que quando as pessoas falam alguma coisa, elas tendem a falar a verdade. Como todo mundo sabe, nem sempre é assim né. Quase sempre não é assim.
Quando eu confio muito em alguém, eu confio totalmente. Não consigo confiar pela metade. Não consigo mesmo. Se eu não confio totalmente, é porque eu não confio de verdade. E eu confesso que misturo um pouco as coisas. Muitas vezes, por uma pessoa ser querida, legal e tudo mais, eu acho que essa pessoa também é super confiável, e saio falando sobre os meus sentimentos e sobre as coisas que eu penso. Nunca me aconteceu nada de ruim por confiar de mais nas pessoas, mas chega uma hora, que a gente vai encontrar alguém não confiável, então é melhor se cuidar.
Eu sempre espero das pessoas a verdade. Talvez porque eu acho que as pessoas esperem isso de mim, e isso que eu mostro pra elas. Sempre na verdade. Pra mim isso é o básico dos básicos.
Às vezes a verdade pode ser uma coisa dura, ruim de encarar, claro que sim. A maioria das vezes é assim. Se não, nem teria porque as pessoas mentirem, né? As pessoas mentem para ocultar a verdade, esquecer da verdade, não encarar a verdade. É muito difícil acreditar que um sonho acabou, que um amor foi destruído, simplesmente findou, ou então que aquela pessoa que você mais confiava, não merecia sua confiança. Nossa, isso é horrível. Mas daí, isso já sai um pouco da verdade, e vai para a realidade.
Realidade... Isso também, é bem difícil de aceitar e viver. Quem dera a gente poder viver a vida se iludindo. Seria bom, se um dia nós não tivéssemos mais que voltar para a realidade. Mas a gente tem que voltar pra a realidade e encarar nossos problemas, até porque, se nós não tivéssemos problemas, pra que iríamos viver? Nossa vida seria monótona, sem graça e teríamos tudo em nossas mãos. Tudo. E será que nós conseguimos dar conta de tudo em nossas mãos? Acho que não. Por isso, cada um com os seus problemas, resolvendo eles, se preocupando com eles, mas sempre, resolvendo eles na verdade, sem prejudicar ninguém mais. Se beneficiar, mas sem prejudicar os outros.
O pior de tudo, é que tem gente que se sente bem em trapacear os outros, em mentir, em ter duas mulheres, em ter dois homens (ou mais né), tem gente que realmente acha isso certo. Mentir, roubar, matar, não vêem nenhum problema nisso. Claro que matar, e trair o marido ou a esposa, não são as mesmas coisas. Mas se tu for pensar, ambas as coisas são feitas por pessoas sem respeito e sem o mínimo de noção de certo ou errado.
Esses dias eu estava pensando...
O que leva uma pessoa a mentir?
Sim, claro. Existem vários tipos de mentiras. E várias histórias para que elas aconteçam. Mas bem, porque uma pessoa muitas vezes prefere mentir, ao dizer a verdade?
Dizem que sempre a verdade é melhor... Então?
Ah, sei lá. Tem horas, que a mentira é mais fácil... Da uma vontade de mentir. Uma vontade de chegar e dizer: “Quer saber? Todo mundo mente, porque eu também não?”. Mas eu acho que ser sincero e honesto, é uma coisa que nos diferencia dos outros seres. Pode ser uma coisa ridícula e pequena. Pode. Mas bem, faz toda a diferença. Ridícula não, e se formos pensar, nem pequena é. Já é uma grande coisa tentarmos ser sinceros, e maior ainda se conseguirmos.
Caramba, tem tanta gente que mente né?
É difícil encontrar hoje em dia, alguém que a gente saiba que pode confiar cegamente. Claro que tem pessoas assim. Mas é difícil de encontrar alguém que tu saiba que pode confiar, rapidamente. Geralmente, a gente demora um pouco mais pra descobrir, e mesmo assim, a gente se surpreende às vezes.
E... Será que se perdoa uma mentira? Dependendo da mentira, da pessoa e porque mentiu.
Sempre procuramos fazer o que é certo, não é? Eu pelo menos sim.
Acho que a mentira é uma forma de tentar esconder o que fizemos de errado, e nós queremos esconder de nós mesmos. Porque vemos que erramos, e não queremos assumir. Preferimos mentir. Se achássemos que o que nós fizemos foi certo, não mentiríamos, diríamos a verdade, porque não teríamos porque esconder aquilo que achamos certo.
Então, acho que o melhor de tudo é nós pensarmos antes de fazer as coisas, tentar fazer as coisas certas, para que a verdade seja a coisa certa. Mas mesmo que a verdade for a pior coisa, não vale a pena mentir, diga a verdade sempre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ana filósofa :)

Natália Machado disse...

Me cortou da foto :(